OshoBahia | Formação Osho Neo-Rebalancing

•Blog

Osho, nosso grande mestre

A palavra de Osho


Publicado em 30 de outubro de 2018 por
Categorias: Sem categoria

“Toda ignorância da mente consiste em não estar no presente. A mente está sempre em movimento: indo para o futuro ou para o passado. A mente nunca está no aqui e agora. Ela não pode estar. A própria natureza da mente é tal que ela não pode ficar no presente, porque a mente tem de pensar e, no momento presente, não há possibilidade de pensar. No momento presente você tem que ver, você tem que ouvir, você tem que estar presente, mas você não pode pensar.
.
Para pensar é preciso espaço, porque o pensamento é como uma caminhada – um passeio da mente. É preciso espaço. Você pode caminhar para o futuro, você pode caminhar para o passado, mas como pode caminhar no presente? O presente é você. Passado e futuro são partes do tempo, o presente é você, que não faz parte do tempo.
.
A mente simplesmente não pode existir no presente. Se você conseguir estar aqui, totalmente presente, a mente desaparecerá. A mente pode desejar, pode sonhar – sonhar mil e um pensamentos. Ela pode mover-se para o fim do mundo, pode mover-se para o começo do mundo, mas não pode estar aqui e agora – isso é impossível para ela.
(…)
Tudo o que chega é sempre o presente, e o presente é absolutamente diferente dos seus desejos e dos seus sonhos. É por isso que tudo o que você imagina, planeja e se preocupa, nunca acontece. Mas desgasta você. Você continua deteriorando, você continua morrendo. Suas energias continuam andando num deserto, não atingindo nenhum objetivo, simplesmente se dissipando. E então a morte bate a sua porta. E lembre-se: a morte nunca bate no passado, e a morte nunca bate no futuro, a morte bate no presente.
.
A vida também bate no presente. Tudo o que existe sempre bate no presente, e tudo o que não existe é sempre parte do passado ou futuro. (…) E que esse seja o critério da realidade: tudo o que existe está sempre aqui e agora, tudo o que não existe nunca faz parte do presente. Então tome uma decisão inteligente: largue tudo o que nunca bate no agora. E se você começa se mover no agora, uma nova dimensão se abre – a dimensão da eternidade.”
(Osho)


•